Especialidades

 

Conheça aqui as especialidades da Clínica Dentária Cadeira do Sorriso Lda

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ortodôntia

 
 
 
 
 
 

Dentisteria

 
Dentisteria é a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão, sendo responsável por devolver a estética do dente bem como no caso da cárie dentária ser reposta estrutura saudável. O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido.

Na área da Dentisteria destacam-se as reconstruções com resinas compostas directas e indirectas, as facetas, as restaurações estéticas e os branqueamentos dentários.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 

Endodontia

 
A Endodontia é o ramo da medicina dentária que se dedica à patologia da polpa dentária e tecidos que rodeiam as raízes e o seu tratamento. A polpa dentária é o órgão (composto por nervos, vasos sanguíneos, etc.) que se encontra no interior do dente (canal radicular) e é vulgarmente conhecido, embora de forma errada, como "nervo".
No tratamento endodontico, o Médico Dentista acede ao interior do dente e remove todo o material orgânico existente, desinfecta e sela o sistema de canais existentes na raiz/raízes. Após o selamento do dente, este é reconstruído através de restaurações a compósito diretos ou indiretas (Inlays ou Onlays) ou com coroas, dependendo do grau de destruição do dente.

Há uns anos, os dentes com problemas na polpa dentária eram comummente extraídos. Hoje, graças a todos os avanços científicos e tecnológicos, os tratamentos disponíveis podem, quase sempre, salvar estes dentes, mantendo-lhes a função mastigatória e a estética inalteradas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

Cirurgia Oral

 
A cirurgia oral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.
A área da cirurgia oral é muito extensa, sendo os procedimentos mais frequentes: exodontias (extracção de dentes presentes ou inclusos), cirurgia de patologia quística ou tumoral (remoção de
quistos), cirurgia periodontal, cirurgia de implantes, cirurgia pré-protética (regularização óssea/preparação da boca para que seja colocada uma prótese), entre outros
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

Ortodontia

 
Ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção da má posição dos dentes e dos maxilares.
Através de exames radiológicos e de um estudo feito ao paciente, o médico Ortodontista traçará um plano adaptado e adequado ao paciente, para este ter um sorriso mais saudável e agradável. Este género de tratamento não se aplica apenas com o objectivo de melhorar a estética, mas também melhorar a posição dentária para, por exemplo, permitir uma higiene oral mais facilitada e a ter uma mastigação correcta.
Existem diversos tipos de aparelhos, quer fixos quer removíveis, no entanto será a tipo de problema que determinará qual o tratamento ortodôntico mais adequado ao paciente, qual o mais eficaz e a duração do mesmo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

Implantologia

 
A Implantologia é a área da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários.
Sendo a área que veio revolucionar a reabilitação oral, os implantes são como “raízes artificiais”, utilizados para substituir os dentes ausentes ou perdidos com o objectivo de suportar uma coroa e/ou uma prótese. Uma vez osseointegrados (colocados em contacto com o osso), estabelecem uma união biológica com o mesmo, perfeitamente saudável e estável. Em termos funcionais os implantes comportam-se como dentes naturais, ou seja, as pessoas que os têm não os sentem como um corpo estranho.  Leia mais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

Prostodontia

 
A Prostodontia é a área da medicina dentária que permite com colocação de próteses dentárias (removíveis ou fixas) a substituição de dentes e outras estruturas orais (gengiva e osso) com o restabelecimento da função estética, fonética e mastigatória.

Trabalhando em colaboração com outras especialidades como: Cirurgia Oral, Implantologia, Endodontia, Dentisteria, entre outros, a Prostodontia é responsável pelo melhoramento das funções orais, tendo como objetivo principal substituir os dentes em falta.
Independentemente do tipo de prótese dentária que o paciente pretender, no início do tratamento são realizados moldes, de forma a fazer chegar a informação clínica ao laboratório. Seguindo-se de provas, para que o Protésico realize os ajustes necessários de modo a que a prótese dentária definitiva garanta um alto nível de qualidade e conforto para o paciente.